Depois do temporal

Cidades da região trabalham na recuperação dos estragos

"

A segunda-feira ensolarada colaborou com as prefeituras e redes de energia que seguem trabalhando na recuperação dos estragos causados pelo temporal que atingiu grande parte do Estado neste final de semana.

:: Vídeo mostra a chegada do temporal em Santa Maria
:: Após temporal, segunda-feira começa com 163 mil clientes sem luz no Estado

:: Pelo menos quatro cidades da região sofrem com a falta de água
:: Dois homens ficam feridos em função do temporal em São Gabriel


Apesar de não haver previsão para normalizar a distribuição de energia elétrica, em alguns pontos da Região Central a luz está sendo reestabelecida, como nas cidades de Agudo e Restinga Seca.

Já em São Gabriel, localidades do interior, como São Bento, Vila Mariana e Cidade Nova, seguem às escuras e o número de destelhamentos subiu, contabilizando cerca 170 casas danificadas.


Restinga Seca. Foto: Marcio Vaqueiro (Especial)

Segundo o secretário de Obras, Felipe Abib, a prefeitura trabalha no levantamento e cadastro de famílias atingidas:

_ Estamos com equipes da secretaria de obras e o setor de transportes atendendo a comunidade. Ninguém ficou desalojado, mas desde as primeiras horas da manhã, o pessoal está procurando a prefeitura. Por enquanto, temos o balanço da aérea urbana, com cerca de 170 casas atingidas. Quando fizermos o levantamento da zona rural, o número deve subir_ avalia.

Segundo a assessoria de imprensa da AES Sul, o fornecimento de energia elétrica para 80% dos clientes atingidos pela tempestade já foi reestabelecido. Dos 500 mil clientes que ficaram sem energia na região, 400 mil já estão com fornecimento normalizado, e os demais seguem em atendimento. Aproximadamente 35 mil clientes  seguem sem luz na Região Central.

Em Santa Maria, foram registrados 96 milímetros entre sábado e domingo. Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalharam conjuntamente na remoção de árvores, cercas e postes caídos.

Cerca de 5 mil residências ainda estão sem energia elétrica. Segundo o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas, a prefeitura seguirá auxiliando famílias e fazendo vistorias nos locais prejudicados:

_ Já distribuímos 400 metros de lonas para 28 famílias. Hoje pela manhã, também tivemos de isolar um muro que estava desmoronando na Avenida Fernando Ferrari, mas tudo está sob controle. As áreas mais atingidas foram a região da Nova Santa Marta e os distritos de São Valentim e Passo do Verde.

Ainda de acordo com Vargas, ninguém ficou desabrigado na cidade.


Foto: Fernando Ramos (Agência RBS)

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Santa Maria, na manhã de domingo, o desmoronamento de morros margens da BR-158 acabaram acumulando pedras que atrapalharam o tráfego de veículos. O trânsito precisou ser parcialmente interrompido, na altura do Km 316, próximo à entrada do município de Itaara, até as 8h desta segund"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Natal

Próximo

Confira os horários das missas de Natal nas principais paróquias de Santa Maria

Geral